terça-feira, 30 de março de 2010

Notícia: Dois no avesso - o efêmero e as instalações

Dois no avesso: o efêmero e as instalações
As obras se desvelam em um conjunto de desenhos, fotografias e objetos onde os artistas desenvolvem ficções como que a registrar historicamente o cotidiano de um casal


A arte contemporânea navega sobre um terreno movediço em que às vezes o chão desaparece. A tendência a se fugir da obra retangular pendurada à parede é óbvia. O efêmero e as instalações são palavras-chaves nestas experimentações da arte, do suporte e das sensações provocadas por artistas contemporâneos. E como falar ou apreender mais desta arte sem avaliar um aspecto fundamental da contemporaneidade chamado: design.

A exposição que começa hoje no SESC Arsenal é um projeto dos artistas plásticos Douglas Colombelli e Desirée Melo, ambos do Mato Grosso do Sul e com experiências internacionais na bagagem. Eles apresentam uma sequência de imagens desenvolvidas através de diferentes linguagens. O nome: "Designare, desenho, design" já direciona a postura metalingüística da mostra, que trabalha o desenho, o design e o designare (designar) relacionando a função social do artista com a de um projetista.

A obra se desvela em um conjunto de desenhos, fotografias e objetos onde os artistas desenvolvem ficções que registram historicamente o cotidiano de um casal. Assim, ‘Dois ao Avesso’ (nome que batiza o casal e que acaba sendo um conceito em si) traça um percurso narrativo, dispondo signos que possibilitam diferentes leituras de personagens montados através de memórias dispersas.

A exposição é apresentada de forma fragmentada, buscando assim revelar um sentido implícito e descaracterizado de um estatuto cronológico. O registro histórico é observado como um elemento memorialístico, sempre encontrado como uma parcela de um todo maior.

A montagem conta com aproximadamente vinte obras independentes que, por vezes, os conjuntos tomam um sentido instalativo, deslocando uma possível fronteira entre o fim de uma obra e o começo de outra, este é um propósito condicionado ao efeito de fragmentar as narrativas.

Segundo Colombelli no blog Dois Ao Avesso: “não se trata de um novo grupo, é mais ocasião do destino. A arte agora dissolve, mistura... mata o auto-eu-narcisista-individual-inerente-ao-artista e funde. só se funde quem se propõe ao avesso. no avesso a persona é de carne, o discurso desponta sempre na berlinda. Dói, mas é bom. e ainda classifico como um pulso de vida... Dois... Ao avesso.”

Atividades Paralelas

Re-Desenhando - Crianças em visita escolar recebem fichas impressas com trechos ampliados das imagens de Dois ao Avesso, para a partir delas fazer sua própria composição em quadros com fundos coloridos. Após essa etapa, desenham em transparências para projetar sobre seus quadros.

Papo-Cerrado – Debate com os artistas nos moldes do Roda Viva com o tema “Introdução a Forma Relacional”. Hoje, 23/03, das 19h às 22h. Gratuito

Oficina - Falando de Arte: Encontro com o Artista, amanhã, 24/03, às 19h, na Galeria de Artes, também grátis.

Os artistas

O artista plástico Douglas Colombelli junta em sua trajetória um percurso de trabalho contínuo que começa desde sua infância, mas só a partir de 2004 o seu trabalho aparece em exposições coletivas e individuais: “É quando percebo uma quantidade mínima de maturidade em meu trabalho, tanto técnica quanto conceitual, para investir em uma carreira em que ingenuidade não conta.” Atualmente, Colombelli é mestrando em Estudo de Linguagens na UFMS e professor no curso de Artes Visuais do IESF(Instituto de Ensino Superior da Funlec).

Já a artista e designer Desirée Melo assume um trabalho teórico e prático de relevância. Foi uma das fundadoras do grupo Comtempo em 2002 e é uma figura importante no cenário das artes plásticas contemporâneas da capital, desenvolve pesquisas em que analisa os vínculos entre a arte e o designer gráfico, associadas também ao Mestrado em Estudo de Linguagens da UFMS, participou em diversas exposições no estado e suas pesquisas aparecem constantemente como referências em trabalhos de graduação. (Com Assessoria)



Serviço:

O QUE: Exposição “Designare, Desenho, Design”, por Dois Avesso(MS)

QUANDO: De 23/03 a 02/05

ONDE: Galeria de Artes do SESC Arsenal

QUANTO: Grátis

INFORMAÇÕES: 3616 6900 ou http://www.doisaoavesso.blogspot.com/



Cláudio de Oliveira
Da Reportagem


Fonte: Diário de Cuiabá
Edição nº 12668 23/03/2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário