domingo, 10 de maio de 2009

Notícia: A Arte sul-mato-grossense terá seu espaço em Buenos Aires - Argentina

Neste mês de Maio de 2009 a Arte sul-mato-grossense terá seu espaço em Buenos Aires - Argentina. Os artistas plásticos Douglas Colombelli e Desirée Melo inauguram nesta próxima sexta-feira (8) às 19 horas a exposição “Eu-Fabulário” no Archibrazo, espaço cultural localizado no bairro tradicional de Abastos na capital argentina.
Buenos Aires é uma cidade em ebulição de projetos culturais independentes e neste contexto Archibrazo é um centro de reunião para a gestão e realização de projetos artísticos.

O Archibrazo era antigamente o nome de uma imprensa e editorial artesanal que viveu sob o encantamento do artista Juan
Andralis, expoente fundamental do surrealismo na Argentina. Juan Andralis estudou pintura com o artista surrealista Batlle Planas e depois viajou para Paris para integrar-se ao movimento surrealista liderado por Breton, participando de várias mostras coletivas junto de Man Ray, Max Ernst, Wifredo Lam, entre outros. Na França travou amizades com Marcel Duchamp, Tristan Tzara, Jean Pierre Duprey, Benjamin Péret, entre outros. Depois trabalhou como desenhista junto de Cassandre e na volta foi desenhista do departamento de artes gráficas do Instituto Diz Tella e editor de livros. Em 1960, Archibrazo era um centro de circulação e difusão do Surrealismo, valiosa referência para artistas e poetas por quase trinta anos.
Ali passaram autores como Aldo Pellegrini, Jorge Luis Borges, Enrique Molina, Griselda Gambaro, Juan Carlos Distefano, Rubén Fontana, Edgar Bayley, Francisco Madariaga, Leon Ferrari, Federico Peralta Ramos, Pierre Cantamessa, Peter Roth, Juliano Borobio, Victor Grippo, Remo Bianchedi, Juan Carlos Romero, Arden Quin, Blaszko Martin, Juan Mele, Macció Gonzalez, Luis Felipe Noé, Victor Chab, Julio Silva, Roberto Aizenberg, Mariano Etkin, Adriana de Los Santos, Gustavo Ribicic, Rubén de León, Robertino Granados, Hugo Santiago, Basilia Papastamatiu, Dolores Etchecopar, entre outros. Também se apresentaram ali os membros do movimento surrealista atual de Paris, na sua passagem por Buenos Aires: José Pierre, Jean Schuster, Edouard Jaguar, Anne Ethuin.

Atualmente, Pablo Andralis, filho de Juan Andralis oferece o lugar para continuar com a tradição cultural e abre suas portas para a exposição sul-mato-grossense, a apresentaçao de um conjunto de 10 obras e de uma palestra sobre a arte do Mato Grosso do Sul. “Trata-se de um projeto sociocultural que possibilita a residência temporária de artistas por meio de oficinas, palestras e exposiçoes. Um lugar no qual os artistas contemporâneos de todas as áreas se reúnem, averiguem, gerem idéias e obras, trabalhem em forma coletiva e exponham os efeitos de multiplicação deste intercâmbio” afirma Pablo.
A importância desta mostra é a possibilidade de mostrar que no Mato Grosso do Sul as artes plásticas estão seguindo seu caminho com particularidades, com características sociais, políticas e culturais que as fazem ser únicas.
A exposição é apresentada como um convite a uma experiência auto-reflexiva. "A idéia é de trilhar um caminho, onde as obras se
apresentam de forma a criar um grande conjunto homogêneo. Este caminho é percorrido através das obras que se inter-relacionam, criando uma atmosfera particular, como um grande organismo" explicam os artistas.
O interessante desta exposição é que não cabe definir as obras em linguagens tradicionais da arte, estas aparecem dentro de um novo contexto, onde nada é alternativo para a produção artística e tudo se torna possível suporte. Assim são explorados materiais diversos, onde o tridimensional se funde com o bidimensional, criando inusitadas situações. "O limite de cada obra é estar em harmonia com o todo ainda tendo suas particularidades preservadas. O figurativismo exagerado que mescla influências do desenho publicitário, da escultura hiperrealista, da relação do artista com o teatro de formas animadas acrescentam contextos narrativos complexos, onde personagens são criadas e assimiladas aos símbolos que as rodeiam" esclarece Desirèe Melo
Douglas Colombelli e Desirèe Melo apresenta na sua eu-fabulário mais um momento de um mundo onírico e fabuloso, trazendo a sensação de vivência real deste universo que, como as fábulas, causa estranhamento e ao mesmo tempo profunda reflexão da realidade
O artista plástico Douglas Colombelli junta em sua trajetória artística um percurso que começa desde sua infância, mas só a
partir de 2004 o seu trabalho aparece em exposições coletivas e individuais: “É quando percebo uma quantidade mínima de maturidade em meu trabalho, tanto técnica quanto conceitual, para investir em uma carreira em que ingenuidade não conta.” Atualmente, Colombelli é mestrando em Estudo de Linguagens na UFMS e professor no curso de Artes Visuais do IESF(Instituto de Ensino Superior da Funlec).

Já a artista e designer Desirée Melo assume um trabalho teórico
e prático de relevância. Foi uma das fundadoras do grupo Comtempo em 2002 e é uma figura importante no cenário das artes plásticas contemporâneas da capital, desenvolve pesquisas em que analisa os vínculos entre a arte e o designer gráfico, associadas também ao Mestrado em Estudo de Linguagens da UFMS, participou em diversas exposições no estado e suas pesquisas aparecem constantemente como referências em trabalhos de graduação.

Para tal iniciativa “Eu-Fabulário” conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Ministério da Cultura.

CONTATO PARA IMPRENSA

DOUGLAS COLOMBELLI
SITE:
www.doisaoavesso.blogspot.com
E-MAIL: producao.douglascolombelli@gmail.com
TELEFONE: 67 3301-9787


DESIRÈE MELO
E-MAIL:
melo.design@gmail.com
TELEFONE:
3301-9787
PABLO ANDRALIS
Email: pabloifantidis@archibrazo.org - Cel:
(0054911)66148401
Mario Bravo 441 - Código Postal C1175ABG - Teléfono:
(005411)47709188
Ciudad Autónoma de Buenos Aires -
Argentina


Jornal Dia Dia, Três Lagoas
Escrito por AsCom
6 de maio de 2009
http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php?option=com_content&view=article&id=10358:arte-sul-mato-grossense-em-buenos-aires-argentina&catid=47:arte-e-cultura&Itemid=64

Nenhum comentário:

Postar um comentário