sexta-feira, 1 de maio de 2009

Notícia: Dois ao avesso em Buenos Aires

No mês de maio de 2009 a arte brasileira vai ter seu espaço em Buenos Aires- Argentina. Os artistas plásticos DouglasColombelli e Desirée Melo abrem a exposição Eu-Fabulário, sucesso de público e crítica em Campo Grande no ano passado. A exposição contará com palestras sobre a arte do Mato Grosso do Sul, bem como sobre as práticas utilizadas na montagem da mostra.

O artista plástico Douglas Colombelli junta em sua trajetória um
percurso de trabalho contínuo que começa desde sua infância, mas só a partir de 2004 o seu trabalho aparece em exposições coletivas e individuais: “É quando percebo uma quantidade mínima de maturidade em meu trabalho, tanto técnica quanto conceitual, para investir em uma carreira em que ingenuidade não
conta.”Atualmente, Colombelli é mestrando em Estudo de Linguagens na UFMS e professor no curso de Artes Visuais do IESF(Instituto de Ensino Superior da Funlec).

Já a artista e designer Desirée Melo assume um trabalho teórico
e prático de relevância. Foi uma das fundadoras do grupo Comtempo em 2002 e é uma figura importante no cenário das artes plásticas contemporâneas da capital, desenvolve pesquisas em que analisa os vínculos entre a arte e o designer gráfico, associadas também ao Mestrado em Estudo de Linguagens da UFMS, participou em diversas exposições no estado e suas pesquisas aparecem constantemente como referências em trabalhos de graduação.

A exposição Eu Fabulário,é um conjunto de obras bi e tridimensionais, que acontecerá na galeria do Projeto Sócio Cultural Archibrazo, importante reduto dos surrealistas do mundo inteiro desde a década de trinta, no famoso bairro de Abasto. Para tal iniciativa é importante colocar o papel fundamental da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, visto que a possibilidade de intercâmbio é conseqüência de ações como o Festival da América do Sul, que possibilita o contato imediato das nossas produções com o restante da América Latina. O Ministério da Cultura, por sua vez, contribuiu através do seu programa de intercâmbio.

A importância desta mostra que começa dia 6 de maio e toma todo o mês é a possibilidade de mostrar que no Mato Grosso do Sul as artes plásticas estão seguindo seu caminho particularmente, com características sociais, políticas e culturais que a fazem ser únicas: "As diferenças dos nossos anseios são particularidades inerentes ao nosso trabalho, isto é, algo que deve ser aceito e não colocado como justificativa de exclusão da arte sul-mato-grossense no cenário nacional. Eu Fabulário no Archibrazo é uma ação que vem a reduzir este estigma de diferente.”-coloca Desirée.

Contatos:
Desirée Melo:
doisaoavesso.blogspot.com ; desireemelo.blogspot.com
Douglas Colombelli:
doisaoavesso.blogspot.com ; douglascolombelli.com.br
Projeto Sócio
Cultural Archibrazo:
Rua Mario Bravo, 441- Abasto/Buenos Aires- República
Argentina
archibrazo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário