quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Notícia: Oportunidade e preparação - No 2º dia da Semana da Comunicação da Universidade de Cuiabá




A Faculdade de Comunicação Social da Unic abriu, na noite de terça-feira (06/10), o segundo dia da 9ª Semana da Comunicação com um painel de propaganda apresentado pelos profissionais locais, Mário Marcio e Zilda, ambos da Gráfica Print, e Muriacy Ventura Júnior, da Agência FCS. Eles mostraram cases de sucesso e tendências do mercado.

Em seguida, o jornalista da TV Centro América Fábio Menegatti, apresentou a primeira palestra da noite com o tema ‘’Coberturas jornalísticas internacionais’’, ele agradou o público, interagindo de forma simples e objetiva.

O palestrante relatou um pouco de sua vida pessoal, do seu interesse por outros países, ressaltando que todo jornalista deve estudar pelo menos um outro idioma, afinal, a função jornalística consiste em levar a informação a outro, procurando pesquisar sobre o assunto que irá tratar, quebrando todo tipo de barreiras, como distância e línguas diferentes.

Fábio fez a cobertura da Copa América de basquete, ocorrida no mês passado em Cuiabá. ´´Nesse evento, mesmo eu não estando em outro País, tive que seguir regras e relevâncias internacionais.’’

Além dessa cobertura, ele também realizou matérias de anos anteriores, na China, Bolívia e Dubai nos Emirados Árabes.


No final de sua palestra, Menegatti fez uma comparação entre o sistema de trânsito de Hong Kong e Cuiabá. Em Hong Kong os semáforos para pedestres possuem um sistema sonoro para deficientes visuais, avisando quando se deve atravessar ou não. Já em Cuiabá, os deficientes possuem muitas barreiras para se locomoverem pela cidade, como buracos nas calçadas e ruas e desinteresse público.

A respeito de sua carreira, conclui que ‘’ Sorte é quando a oportunidade se encontra com a preparação’’.

Na sequência, a professora mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Desirée Melo, juntamente com o mestrando da mesma área e universidade, Douglas Colombelli, abordaram a temática “Os possíveis diálogos entre o design gráfico e a arte”. Para eles, “cada vez mais, tanto na área de conhecimento do design gráfico quanto à área de conhecimento da arte, tem-se observado à necessidade de afinar o entendimento entre uma área e a outra”, ressaltou Desirré.

Durante a semana as atividades continuam com a realização do Seminário de Pesquisa em Comunicação, oficinas, palestras e painéis. O encerramento é na sexta-feira, dia 09, com um desfile de moda.

Denise Soares
Assessoria de Imprensa / Uniagência
Fotos: Gustavo Nascimento / Uniagência

7 de outubro de 2009
http://uniagencia.blogspot.com/2009/10/oportunidade-e-preparacao-no-1-dia-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário