quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Experimentações: Exercício 1 de experimentação (2004)

Estudos para produções pessoais














Esta produção artística partiu da reflexão sobre a estética do design pós-moderno, a multiplicidade de interpretações na arte, a hibridização de linguagens decorrida do rompimento de fronteiras entre a arte e outras linguagens (característica da pós-modernidade) e a convergência entre as comunicações e as artes.

Iniciamos o exercício em busca da exploração de alguns elementos já determinados: imagens pessoais da artista, tipografia, linhas, ruídos e repetições, associados à escolha aleatória de uma fotografia digital já existente no arquivo pessoal da artista. Realizamos o processo que é descrito aqui em seis etapas:

1. Manipulação da fotografia: utilizando o software gráfico Photoshop CS, foi retirado o fundo da imagem; posteriormente, foi aumentada a sua luminosidade e o seu contraste; em seguida foi feita a saturação das cores principais.
2. Formato e suporte: utilizando o software gráfico Corel Draw 12 foram construídos três quadrados de 40cmx40cm, formato que se propôs para a composição final das obras. Para suporte da impressão final das imagens foram escolhidas as estruturas de um backligth, nas quais foram montadas paralelamente, na horizontal, três composições formando um tríptico que compõe uma única obra.

3. Inserção de linhas, foram construídas cinco linhas na horizontal, com a intenção de dar continuidade entre os três suportes.

4. Inserção de textos lingüísticos: foi inserida a palavra "linhas" e repetida paralelamente na horizontal, com a intenção de acompanhar as linhas e "brincar" com uma tipografia que remete aos pontos/pixels, mas mantendo o conteúdo semântico da palavra.

5. Escolha de cores: as cores escolhidas para o texto e linhas foram vermelho e preto, na intenção de manter uma unidade com a imagem, cujas cores predominantes são o preto e o vermelho.

6. Inserção de ruídos: um detalhe da foto foi aumentado na sua dimensão, com a intenção de criar um ruído.

Como resultado obtivemos quatro experimentações, com uma estética limpa, que nos remete a peças publicitárias mais tradicionais, tanto pelo formato, que é semelhante ao suporte publicitário - outdoor -, quanto pela disposição da imagem principal (não centralizada) como usualmente se vê em outdoor.

De nosso ponto de vista, as experimentações parecem ter se desenvolvido ainda de forma "tímida" e muito presas a influências de trabalhos gráficos publicitários também realizados constantemente pela artista.

O resultado estético, apresentando as características que assinalamos acima, ainda era pouco expressivo. Optamos, então, por explorar mais a utilização de elementos como as linhas, os "ruídos", as repetições; optamos também, por modificar a utilização dos textos lingüísticos, valorizando sua função estética e não mais sua função semântica. Além dessa, optamos por continuar trabalhando com a imagem da artista e por manter as manipulações (aumento na luminosidade, no contraste e na saturação nas cores) realizadas na fotografia digital. A partir disso, iniciamos o segundo exercício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário