quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Experimentações: exercício 2 de experimentação (2004)

Estudos para produções pessoais








Este exercício foi iniciado utilizando a mesma imagem da artista apropriada no exercício anterior e, a partir dela, realizamos o processo em seis etapas:

1. Manipulação da fotografia: utilizando o mesmo software gráfico Photoshop CS, de maneira semelhante ao que foi feito no exercício 1, foi retirado o fundo da imagem, aumentado à luminosidade e contraste, porém, a saturação foi dada com ênfase apenas nas cores azul e amarelo, gerando um efeito visual levemente de cor verde.

2. Formato e suporte: foi modificado o formato para 60cmx40cm, mantendo a estrutura de um backligth.

3. Enquadramento da imagem manipulada: utilizando o software gráfico Corel Draw 12, foi realizado o enquadramento no recorte escolhido, seguido de repetições da mesma imagem.

4. Inserção de linhas: foram mantidas as mesmas linhas do exercício anterior.

5. Inserção de texto lingüístico: foram inseridas palavras aleatórias, numa tipografia sem serifa e arredondada; as palavras foram repetidas diversas vezes, o que gerou uma sobreposição de suas imagens; isso foi feito com a intenção de valorizar a forma do texto e não seu conteúdo semântico.

6. Escolha de cores: as cores escolhidas para o texto e as linhas foram o verde, o preto e o branco, com a intenção de manter uma unidade com a imagem, cujas cores predominantes são o preto e o verde.

Como resultado obtivemos três experimentações com uma estética diferenciada, que também nos remete a uma peça publicitária, mas, ao nosso ver, muito mais expressiva, tanto pela provocação de ambigüidade na interpretação quanto pelo distanciando da representação naturalista. Assim, as experimentações parecem ser menos "tímidas", com um resultado estético mais próximo daquilo que entendemos ser a estética da pós-modernidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário