Estudos para produções pessoais
Na produção artística foram realizadas diversas experimentações que resultaram em 6 obras, criada com o auxílio de ferramentas digitais. Suas características formais e compositivas remetem a um contexto urbano e contemporâneo, espaço e tempo onde essas novas linguagens estão inseridas. Pensamos ter obtido uma produção cujos "traços" publicitários e artísticos se mesclam.
Foram utilizados "recortes fotográficos", isto é, enquadramentos não tradicionais (que academicamente são considerados incorretos) aplicados propositalmente nas imagens, cortando partes importantes do corpo, com a intenção de valorizar o conteúdo estético (as cores e formas) das representações.
Aplicado uma "unidade de campanha", isto é, a repetição sistematizada de elementos básicos, como as mesmas cores padrões - preto, branco e amarelo - mesma tipografia - "Dear Theo 2" - mesma modelo fotográfica e mesmo recorte, possibilitando a fácil identificação, memorização e relação entre uma obra e outra.
Apesar desta produção ter sido construída a partir de parâmetros estéticos publicitários, é possível observar elementos que a caracterizam como arte. As obras não apenas são abertas a diversas interpretações como não houve nenhuma preocupação ou intenção de persuadir o espectador; não há nenhum produto/serviço sendo divulgado/vendido ou promovido, apenas a obra em si mesma, "auto-referente", "auto-publicitária", como um auto-retrato.
Essa ausência de um objeto externo (específico) ao qual se referir, que confere à obra grande abertura a interpretações, uma característica propriamente artística dos fenômenos visuais.
Essa característica propriamente artística foi buscada nos nossos trabalhos embora sejam inspiradas no design gráfico, e ela fica evidente nas sugestões de ambigüidades configuradas nos seus elementos formais e compositivos como: utilização de ruídos, provocados pela saturação de cores e sobreposições de textos lingüísticos; uso de textos lingüísticos com função predominantemente estética; valorização das formas plásticas do texto que, aparentemente, envolvem o corpo da modelo fotográfica e interagem com a imagem fotográfica; construção de diversos planos e sugestão de perspectiva, através dos textos linguísticos e linhas; uso de cores uniformes (amarelo) como plano de fundo; percepção de montagens gráficas, através da representação de ambientes com espelhos, grades e cadeiras, uso da linha diagonal (em parte das obras), o que provoca um jogo com a horizontalidade da composição. Um conjunto de conceitos apresentados como um auto-retrato em uma linguagem contemporânea.
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